SOLUÇÕES ECONOMIES





Selecione abaixo o índice que deseja visualizar:



índices de preços

Veja aqui as definições e as atualizações dos principais índices de preços.


Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC)

Definição: Efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). É composto pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Utilização: É o índice oficial para medir a inflação no país, também o parâmetro para verificar se a meta inflacionária está sendo cumprida. É utilizado para fornecer informações sobre a variação de preços praticados pelo mercado para o consumidor final. O índice é calculado tomando como base um grupo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, residentes nas maiores cidades brasileiras.

Fonte: IBGE



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC)

Definição: Índice estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É calculado entre os indivíduos cujo ingresso varia entre 1 e 8 salários mínimos nas principais regiões do Brasil. A composição do índice é a seguinte: alimentação (33,10%), artigos de residência (8,85%), habitação (12,53%), transportes de comunicações (11,44%), vestuário (13,16%). A coleta de dados é realizada entre o primeiro e o último dia do mês considerado, e a divulgação ocorre até o dia 15 do mês seguinte.

Utilização: Tem o objetivo de determinar os reajustes de salários no país.

Fonte: IBGE



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

Definição: Índice de preços ao consumidor do município de São Paulo, é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias paulistanas e um dos mais antigos do país. Começou a ser calculado em 01/1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura de São Paulo. Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e, posteriormente em 1973 com a criação da FIPE para esta instituição.

Utilização: Índice de preços utilizado para medição do custo de vida das famílias paulistanas.

Fonte: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Índice Geral de Preços (IGP)

Definição: Índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas desde os anos 40. É o índice mais abrangente coletado no Brasil.

Utilização: Tem o objetivo de medir a evolução geral dos preços na Economia Brasileira.

Fonte: Dicionário de Economia do século XXI (Paulo Sandroni) e www.portalbrasil.net


 






Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA)

Definição: Índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas, para obtenção de preços no atacado. Possui 2 modalidades, IPA-M e IPA-DI.

Utilização: Desde sua criação em 1947, o IPA, inicialmente batizado de Índice de Preços por Atacado e, a partir de abril de 2010, denominado Índice de Preços ao Produtor Amplo, registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.

Fonte: Portal IBRE - FGV



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Índice Nacional da Construção Civil (INCC)

Definição: Elaborado pela FGV, com início em fevereiro de 1985, como resultado do encadeamento da série do Índice de Custo da Construção (ICC-RJ). É um índice contínuo de periodicidade mensal para as 18 maiores capitais brasileiras.

Utilização: Mostra a evolução dos custos de construções habitacionais.

Fonte: www.portalbrasil.net



SEPARADOR DE CONTEÚDO

Índice do Custo de Vida (ICV)

Definição: Elaborado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos). O índice é calculado em 3 extratos distintos: Extrato 1 - famílias com menor renda, 1 a 3 salários mínimos (1/3); Extrato 2 - Famílias com renda intermediária, 1 a 5 salários mínimos (1/3) e Extrato 3 - Famílias de maior poder aquisitivo, 1 a 30 salários mínimos (1/3).

Utilização: Mede a variação do custo de vida das famílias com renda de 1 a 30 salários mínimos do município de São Paulo.

Fonte: www.portalbrasil.net